Riachão do Jacuípe: Homem interrompe sessão e xinga vereadores

  A Casa divulgou nota de repúdio ao ato e classificou “de total desrespeito provocado pelo c...

A lição dos moradores que construíram ponte por menos de 2% do orçamento projetado pela prefeitura

Instalaram passagens de madeira, mas toda chuva mais forte carregava as estruturas improvisadas r...

Coité: Mulher vai ao INSS cobrar pensão e se ‘descobre morta’

Dona Luzia teve os dados fraudados, dando conta de ser uma pessoa já morta na cidade de Atibaia, ...

Pinheiro explica demissão de três mil terceirizados da Educação

O montante, os contratos que representam R$ 600 milhões por ano, estourando qualquer limite de or...

Itapebi: Garoto enterrado vivo diz que 'prendeu respiração' para sobreviver

Segundo ele, ainda faltam ouvir testemunhas do crime para concluir as investigações. "Preciso o...

Depois de Estados, Municípios querem que União renegocie dívidas de prefeituras

Antes, a Lei 8.212/1991 previa que débitos previdenciários seriam prescritos em dez anos, mas uma...

Senado deve votar em julho mudanças na Lei Maria da Penha

A medida, porém, terá que ser referendada posteriormente, complementada ou revogada pela autorida...

Educação básica ruim joga Brasil no grupo dos 'lanternas' em ranking de capital humano

Sintetiza indicadores de ensino, capacitação e emprego disponíveis a cinco grupos etários diferen...

Incêndio de grandes proporções atinge lojas do centro comercial de Feira de Santana

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Luiz Mercês, Classificou com uma tragédia a...

  • Imagens do incêndio em Feira de Santana

  • Riachão do Jacuípe: Homem interrompe sessão e xinga vereadores

  • A lição dos moradores que construíram ponte por menos de 2% do orçamento projetado pela prefeitura

  • Coité: Mulher vai ao INSS cobrar pensão e se ‘descobre morta’

  • Pinheiro explica demissão de três mil terceirizados da Educação

  • Itapebi: Garoto enterrado vivo diz que 'prendeu respiração' para sobreviver

  • Depois de Estados, Municípios querem que União renegocie dívidas de prefeituras

  • Senado deve votar em julho mudanças na Lei Maria da Penha

  • Educação básica ruim joga Brasil no grupo dos 'lanternas' em ranking de capital humano

  • Incêndio de grandes proporções atinge lojas do centro comercial de Feira de Santana

JA slide show
Barragem de São José do Jacuípe está secando
Notícias - Capim Grosso

 

A Barragem de São José do Jacuípe, uma obra realizada no governo de João Durval Carneiro, foi inaugurada no dia 28 de Julho de 1985, ato esse que contou com a presença do então governador, hoje Senador da república João Durval; Dr. Antônio José Imbassay da Silva, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e do Diretor Presidente da CERB, Dr. EujácioSimões Viana Filho.A construção da Barragem de São José do Jacuípe se tornou um marco e a sua inauguração um dos maiores eventos políticos da história dos municípios de São José e Várzea da Roça, onde está localizada a barragem, a terceira maior da Bahia.

De acordo com informações colhidas, a barragem tem uma altura de 41,0m por 1.560m de comprimento. A sua construção foi para atender à irrigação, abastecimento humano, piscicultura, pecuária e perenização do rio Jacuípe que é de uma extensão de 180km, até a sua confluência com o Paraguacú.

A capacidade da represa é de 355 milhões de metros cúbicos de água, mas no momento a barragem opera com apenas 19% de toda a sua capacidade.

Um dos maiores consumidores de água é o Projeto de Irrigação do Jacuípe que até o final de 2010 registrava 110 lotes de 03 hectares cada no município de Várzea da Roça. O citado projeto teve início em 1998, mas só atingiu até o ano de 2010 35% do que estava previsto que era de 1.002 hectares.

Ainda no campo do consumo aparece como um dos maiores beneficiados a população que habita nos mais de 20 municípios dos Territórios da Bacia do Jacuípe e do Sisal e recebendo água em casa através de tubulação.

Com a barragem secando, a salvação da lavoura está no projeto de interligação da barragem de Pedras ao sistema da adutora do Sisal. A obra já em execução é de iniciativa da Embasa e do Governo do Estado, com investimentos na ordem de R$ 59,3 milhões de reais.

Enquanto o projeto de interligação entre as barragens não entra em funcionamento, só resta para os consumidores economizar água, com essa atitude, a barragem de São José do Jacuípe suportará a conclusão do projeto em andamento e com isso os municípios beneficiados pelo seu abastecimento não serão privados do mais precioso líquido do planeta.

Texto: Arnaldo Silva/Fotos: Iramir Márcio, o popular Mica.

 

Comentários  

 
0 #1 alexandre 14-05-2014 16:07
É triste ver a falta de postura reinvidicatória desta população e de seus representantes políticos no sentido de cobrarem do governo estadual e federal a transposição do rio sao francisco para esta barragem de são josé. Da forma que está esta barragem não serve de nada pois sua agua é muito salobra o que inviabiliza no uso na agricultura, torna caro seu tratamento para consumo humano... Esperar a chuva também não adianta pq a região é arida demais e os indices pluviometricos não são suficientes para manter uma ocupação basal razoável de agua, quiça então compensar o baixo nível de agua prevalente deste sempre. É preciso exisgir a transposição do São Francisco para esta barragem. O governo federal quer levar agua do são francisco para o Ceará, e não tras para seu quintal? Meio dificil de entender. É preciso cobrar, e não cobrar e incompeensível e triste.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arnaldo Silva na Transamérica

As nossas participações na TRANSAMÉRICA HITS  - 90,9 - acontecem de segunda a sexta-feira, das 15 às 16h, com o Tarde Hits Transamérica, em seguida Rodeio Transamérica; das 16 às 17h e como parte final o Jornal Transamérica 2ª edição, das 17 às 19h. Uma tarde das mais gostosas com muitos hits, muita informação, debates, a interação do ouvinte de toda a região, através do 74 – 3651-2323, distribuição de kits, prêmios especiais e o prazer de estar sempre contigo. Conto sempre com a sua audiência. Abraços! A gente se encontra, a gente se vê!


IMPRIMAX


Promoção:

 A Rádio Transamérica Hits – 90,9 – A sua rádio onde você estiver, está realizando a promoção: Acelerando com a Transamérica, edição 2016, com o sorteio de uma Moto CG 160 FAN, da Honda 0 km, em parceria com o comércio local e regional, com início dia 25 de Abril.

Todas as informações sobre a promoção estão sendo trabalhadas no decorrer da sua programação.

Fique de rádio ligado e vamos acelerar com a Transamérica Hits, a maior visibilidade do rádio regional.

Texto, foto e produção: Arnaldo Silva. 


TRANSAMÉRICA HITS - LINK DE ACESSO

O Grupo Lomes de Radiodifusão é a maior rede FM do nordeste. Com uma programação alegre e divertida, a rede é composta por dezenas de emissoras que trazem informação e muita música para a Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Direção: Dr. Antônio Lomes, médico e empresário da comunicação. Para acessar clique no banner, ao abrir a página clique no botão TRANSAMÉRICA HITS – 90,9 – CAPIM GROSSO e acesse a melhor programação do rádio regional.


Em breve:


Nome: Arnaldo Silva

Endereço: Rua: XV de Novembro, 460, Bairro Oliveira

Cidade: Capim Grosso

Natural de Cianorte/Paraná

Profissão: Radialista

Rádios: Sisal de Conceição do Coité, Contorno FM, Diamantina FM de Morro do Chapéu, Jacobina FM, Tudo FM e Transamérica Hits – 90,9 – Capim Grosso.

Telefone para contato: 74 – 99148-1036.

E-mail: arnaldosilvaradialista@hotmail.com

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

João 8:32

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net