JA slide show
Barragem de São José do Jacuípe está secando
Notícias - Capim Grosso

 

A Barragem de São José do Jacuípe, uma obra realizada no governo de João Durval Carneiro, foi inaugurada no dia 28 de Julho de 1985, ato esse que contou com a presença do então governador, hoje Senador da república João Durval; Dr. Antônio José Imbassay da Silva, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e do Diretor Presidente da CERB, Dr. EujácioSimões Viana Filho.A construção da Barragem de São José do Jacuípe se tornou um marco e a sua inauguração um dos maiores eventos políticos da história dos municípios de São José e Várzea da Roça, onde está localizada a barragem, a terceira maior da Bahia.

De acordo com informações colhidas, a barragem tem uma altura de 41,0m por 1.560m de comprimento. A sua construção foi para atender à irrigação, abastecimento humano, piscicultura, pecuária e perenização do rio Jacuípe que é de uma extensão de 180km, até a sua confluência com o Paraguacú.

A capacidade da represa é de 355 milhões de metros cúbicos de água, mas no momento a barragem opera com apenas 19% de toda a sua capacidade.

Um dos maiores consumidores de água é o Projeto de Irrigação do Jacuípe que até o final de 2010 registrava 110 lotes de 03 hectares cada no município de Várzea da Roça. O citado projeto teve início em 1998, mas só atingiu até o ano de 2010 35% do que estava previsto que era de 1.002 hectares.

Ainda no campo do consumo aparece como um dos maiores beneficiados a população que habita nos mais de 20 municípios dos Territórios da Bacia do Jacuípe e do Sisal e recebendo água em casa através de tubulação.

Com a barragem secando, a salvação da lavoura está no projeto de interligação da barragem de Pedras ao sistema da adutora do Sisal. A obra já em execução é de iniciativa da Embasa e do Governo do Estado, com investimentos na ordem de R$ 59,3 milhões de reais.

Enquanto o projeto de interligação entre as barragens não entra em funcionamento, só resta para os consumidores economizar água, com essa atitude, a barragem de São José do Jacuípe suportará a conclusão do projeto em andamento e com isso os municípios beneficiados pelo seu abastecimento não serão privados do mais precioso líquido do planeta.

Texto: Arnaldo Silva/Fotos: Iramir Márcio, o popular Mica.

 

Comentários  

 
0 #1 alexandre 14-05-2014 16:07
É triste ver a falta de postura reinvidicatória desta população e de seus representantes políticos no sentido de cobrarem do governo estadual e federal a transposição do rio sao francisco para esta barragem de são josé. Da forma que está esta barragem não serve de nada pois sua agua é muito salobra o que inviabiliza no uso na agricultura, torna caro seu tratamento para consumo humano... Esperar a chuva também não adianta pq a região é arida demais e os indices pluviometricos não são suficientes para manter uma ocupação basal razoável de agua, quiça então compensar o baixo nível de agua prevalente deste sempre. É preciso exisgir a transposição do São Francisco para esta barragem. O governo federal quer levar agua do são francisco para o Ceará, e não tras para seu quintal? Meio dificil de entender. É preciso cobrar, e não cobrar e incompeensível e triste.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Arnaldo Silva na Transamérica

As nossas participações na TRANSAMÉRICA HITS  - 90,9 - acontecem de segunda a sexta-feira, das 15 às 16h, com o Tarde Hits Transamérica, em seguida Rodeio Transamérica; das 16 às 17h e como parte final o Jornal Transamérica 2ª edição, das 17 às 19h. Uma tarde das mais gostosas com muitos hits, muita informação, debates, a interação do ouvinte de toda a região, através do 74 – 3651-2323, distribuição de kits, prêmios especiais e o prazer de estar sempre contigo. Conto sempre com a sua audiência. Abraços! A gente se encontra, a gente se vê!


IMPRIMAX

 

Promoção:

 A Rádio Transamérica Hits – 90,9 – A sua rádio onde você estiver, está realizando a promoção: Acelerando com a Transamérica, edição 2016, com o sorteio de uma Moto CG 160 FAN, da Honda 0 km, em parceria com o comércio local e regional, com início dia 25 de Abril.

Todas as informações sobre a promoção estão sendo trabalhadas no decorrer da sua programação.

Fique de rádio ligado e vamos acelerar com a Transamérica Hits, a maior visibilidade do rádio regional.

Texto, foto e produção: Arnaldo Silva. 


TRANSAMÉRICA HITS - LINK DE ACESSO

O Grupo Lomes de Radiodifusão é a maior rede FM do nordeste. Com uma programação alegre e divertida, a rede é composta por dezenas de emissoras que trazem informação e muita música para a Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Direção: Dr. Antônio Lomes, médico e empresário da comunicação. Para acessar clique no banner, ao abrir a página clique no botão TRANSAMÉRICA HITS – 90,9 – CAPIM GROSSO e acesse a melhor programação do rádio regional.


Ficha técnica Blog do Arnaldo Silva


Nome: Arnaldo Silva

Endereço: Rua: XV de Novembro, 460, Bairro Oliveira

Cidade: Capim Grosso

Natural de Cianorte/Paraná

Profissão: Radialista

Rádios: Sisal de Conceição do Coité, Contorno FM, Diamantina FM de Morro do Chapéu, Jacobina FM, Tudo FM e Transamérica Hits – 90,9 – Capim Grosso.

Telefone para contato: 74 – 99148-1036.

E-mail: arnaldosilvaradialista@hotmail.com

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

João 8:32

http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net