• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
JA slide show

Barragem de São José do Jacuípe está secando

 

A Barragem de São José do Jacuípe, uma obra realizada no governo de João Durval Carneiro, foi inaugurada no dia 28 de Julho de 1985, ato esse que contou com a presença do então governador, hoje Senador da república João Durval; Dr. Antônio José Imbassay da Silva, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e do Diretor Presidente da CERB, Dr. EujácioSimões Viana Filho.A construção da Barragem de São José do Jacuípe se tornou um marco e a sua inauguração um dos maiores eventos políticos da história dos municípios de São José e Várzea da Roça, onde está localizada a barragem, a terceira maior da Bahia.

De acordo com informações colhidas, a barragem tem uma altura de 41,0m por 1.560m de comprimento. A sua construção foi para atender à irrigação, abastecimento humano, piscicultura, pecuária e perenização do rio Jacuípe que é de uma extensão de 180km, até a sua confluência com o Paraguacú.

A capacidade da represa é de 355 milhões de metros cúbicos de água, mas no momento a barragem opera com apenas 19% de toda a sua capacidade.

Um dos maiores consumidores de água é o Projeto de Irrigação do Jacuípe que até o final de 2010 registrava 110 lotes de 03 hectares cada no município de Várzea da Roça. O citado projeto teve início em 1998, mas só atingiu até o ano de 2010 35% do que estava previsto que era de 1.002 hectares.

Ainda no campo do consumo aparece como um dos maiores beneficiados a população que habita nos mais de 20 municípios dos Territórios da Bacia do Jacuípe e do Sisal e recebendo água em casa através de tubulação.

Com a barragem secando, a salvação da lavoura está no projeto de interligação da barragem de Pedras ao sistema da adutora do Sisal. A obra já em execução é de iniciativa da Embasa e do Governo do Estado, com investimentos na ordem de R$ 59,3 milhões de reais.

Enquanto o projeto de interligação entre as barragens não entra em funcionamento, só resta para os consumidores economizar água, com essa atitude, a barragem de São José do Jacuípe suportará a conclusão do projeto em andamento e com isso os municípios beneficiados pelo seu abastecimento não serão privados do mais precioso líquido do planeta.

Texto: Arnaldo Silva/Fotos: Iramir Márcio, o popular Mica.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

De Bem Com a Vida na Jacobina FM

 Acompanhe de segunda a sexta-feira, na Jacobina FM - 99.1 ou pelo site: www.jacobinafm.com.br o nosso de Bem Com a Vida. Música, diversão, informação, brindes, a participação ao vivo através do telefone que mais toca tem toda a nossa região. (74) 3621-3366 e mais a participação do artista regional. De Bem Com a Vida, um show de atrações no seu rádio. Conto sempre com a sua audiência. Foto: Nívea Sampaio.